Com um bom dia de descanso e de diversão atrás de nós, embarcámos hoje para a última semana na linda província de Manica.
Hoje foi dia de retomar e concluir alguns dos projetos deixados em aberto no sábado. De manhã, a equipa encarregue de remodelar o Berçário e Creche deu as últimas pinceladas na sua casa de brincar, enquanto preparava o trabalho para amanhã, removendo uns pregos soltos nas paredes onde se irão fixar as persianas que escurecem o espaço. De forma semelhante, o grupo da futura Sala de Jovens aplicou uns retoques finais no seu interior, além de embelezar o exterior do edifício com um bonito jogo da macaca.
Contudo, o maior projeto foi, sem dúvida, o início da construção do baloiço que irá ser uma enorme fonte de diversão para crianças de todas as idades. O trabalho foi árduo e levou a que todos se unissem ao grupo Exterior, a perfurar e juntar vigas de madeira que vão suportar o baloiço.
Porém, pensando além do trabalho, a nossa despedida é iminente, e isso já se faz sentir tanto no nosso grupo como também nos mais pequenos. Há um leve desânimo no ar e pouca vontade de voltar para casa, mas estamos todos cientes de que, infelizmente, todas as coisas boas têm um fim. O mais doloroso é explicar o “Adeus” às meninas e meninos de Matsinho, que começam a perguntar se ainda estamos cá amanhã ou se já partimos.
Mas enquanto a despedida não chegar, é preciso apreciar estes últimos momentos de amor e carinho que temos imensa sorte de receber. Embarcámos nesta jornada com a ideia de que íamos ajudar e fazer a diferença nos cidadãos de Chimoio, mas começo a pensar que o oposto é que mais se verifica. O acolhimento do povo Moçambicano foi, e ainda é, indescritível e deixou cada um de nós marcado para o resto da vida.
Testemunho de João Afonso Borges
Outras Notícias
Efanor+ | Campanha Banco Alimentar
- 02/06/2026
Missão Elimu – Dia 9
- 05/08/2026



