Colégio Efanor

Alunos do Colégio Efanor selecionados para representar Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Física

As provas de seleção do Projeto Quark!, escola de física para jovens promovida pela Sociedade Portuguesa de Física em parceria com o Departamento de Física da Universidade de Coimbra, definiram a composição das delegações portuguesas que disputarão, em 2026, as principais olimpíadas internacionais da disciplina.

Após um percurso prolongado de preparação no âmbito do Projeto Quark!, que reúne os melhores alunos do país ao longo de seis sessões mensais em Coimbra, os alunos José Miguel Cavadas da Silva e Rui Francisco Ventura Araújo asseguraram a qualificação para representar Portugal em duas competições internacionais de elevado prestígio.

O aluno José Miguel Cavadas da Silva, com a 1.ª classificação nas provas de seleção, integrará a equipa nacional que disputará a 56.ª Olimpíada Internacional de Física (IPhO 2026), a realizar em Bucaramanga, na Colômbia, entre 4 e 12 de julho. A IPhO é a mais prestigiada competição internacional de Física para alunos do ensino secundário, reunindo anualmente delegações de mais de oitenta países em duas provas, uma teórica e uma experimental, de elevada exigência.

O aluno Rui Francisco Ventura Araújo, com a 7.ª classificação, integrará a equipa nacional que disputará a Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF 2026), a realizar em João Pessoa, no Brasil, entre 25 de setembro e 1 de outubro, e que reúne os melhores estudantes pré-universitários dos países ibero-americanos.

O Colégio felicita o José e o Rui por estas conquistas, que muito honram e dignificam toda a comunidade educativa.