Atividade física informal

Colégio Efanor Colégio Efanor


Para adultos e para crianças e ou jovens, andar a pé, subir escadas, ir às compras ou praticar outra atividade que implique movimento contribui para o bem-estar físico e emocional ajudando, desde logo, a prevenir doenças como a obesidade e os problemas cardiovasculares.

Os especialistas distinguem atividade física, exercício e desporto. A primeira refere-se aos movimentos corporais que implicam dispêndio de energia e o exercício é algo planeado e estruturado, como uma aula de ginástica ou um treino de jogging. O desporto envolve competição. Todas estas atividades são essenciais para a saúde e o bem-estar.

A Organização Mundial de Saúde estima que o sedentarismo seja responsável por cerca de dois milhões de mortes anuais, ao nível mundial.

Como pais, quem ainda não viveu este dilema? " Tenho de começar a fazer exercício! Começo amanhã (ou 2ª feira ou no início do mês…)! Vou-me inscrever num ginásio! Vou começar a fazer caminhadas! Vou correr todos os dias!” e depois acabamos sempre por adiar e nunca começar. É difícil sair da rotina e dar o primeiro passo, mas esquecemo-nos que o exercício físico pode estar presente em muitas das coisas que fazemos no nosso dia-a-dia e sem qualquer planeamento prévio.

A atividade física informal não tem dia marcado, horário contado, nem requer qualquer planeamento e pode ser preenchida por momentos lúdicos e divertidos… Pensemos em alguns exemplos:

  • Pode transformar o passeio do cão, numa caminhada em família;
  • Troque o elevador pelas escadas (Será que de escadas sou mais rápido que de elevador?);
  • Ir a pé até ao supermercado e dividir os sacos de compras por todos;
  • Reservar uma manhã para lavar o carro;
  • Ajudar o avô na jardinagem…

Ao fim de semana há tempo para descansar, descontrair e brincar! E como brincam as crianças de hoje?

Já lá vai o tempo em que um elástico, uma corda, um arco ou uma bola davam cor e alegria aos nossos dias, tornando-os pequenos... Agora as crianças preferem jogar consola, estar no computador, ver televisão e às vezes é difícil convencê-las a sair à rua, passear, ir à praia ou fazer atividades ao ar livre.

Serão as crianças de hoje mais felizes e mais saudáveis?

Será este um dos motivos para a obesidade infantil ser cada vez mais frequente?

Brincar é tão bom!E esta é uma excelente forma de praticar atividade física.


Vejamos algumas sugestões:

# andar de bicicleta, saltar à corda, jogar ao esconde/esconde com os vizinhos, na praia: jogar raquetes, junto ao mar, apanhar conchinhas, ir buscar baldes de água, fazer construções de areia, enfim…

A atividade física informal nunca acaba, pode realizar-se em qualquer hora e lugar, ajudando-nos a ser mais saudáveis, tranquilos e felizes!

Cabe-nos a nós a grande responsabilidade de, desde cedo, ajudar os nossos filhos a desenvolver hábitos de vida saudável, demonstrando e dando o exemplo…

Posto isto, vamos treinar e brincar, crescendo com eles!

Texto adaptado a partir de Programa "Crescer com Eles”, parceria Colégio Efanor/Rádio Nova (coordenação: Ana Barbosa, Psicóloga Col. Efanor e Isabel Corte-Real, Educadora Col. Efanor)