1º Ciclo do Ensino Básico
O Colégio Efanor dispõe da valência de 1.º Ciclo do Ensino Básico desde o ano letivo 2008/2009.
De acordo com o Projeto Educativo, as atividades curriculares para o 1.º Ciclo do Ensino Básico decorrem entre as 8h30 e as 17h00, integrando os conteúdos do currículo nacional e atividades de currículo local, nomeadamente a Natação, as Línguas Inglesa e Espanhola, o Xadrez e um projeto integrado de Expressões Plástica (CLIL), Dramática e Musical, Orquestra/prática instrumental (violino, violoncelo, viola de arco e contrabaixo), Pensamento Crítico e Ciências da Computação, para além de atividades programadas no exterior (passeios e visitas de estudo).
Os professores do currículo local lecionam em equipas interdisciplinares, com os professores titulares da turma.
Esta solução permite que as duas componentes funcionem de forma articulada, completando-se em intencionalidade pedagógica e didática e contribuindo para a aprendizagem de conteúdos e para o desenvolvimento de competências, ainda que em tempos, contextos e situações de aprendizagem diferenciados. Todas as crianças sem exceção são abrangidas por este programa garantindo-se, assim, o acesso equitativo de todas a uma oferta formativa diversificada.
No 1.º Ciclo do Ensino Básico, o valor da mensalidade inclui:
- Atividades curriculares da componente nacional;
- Atividades de currículo local:
- Ensino das línguas: Inglês e Espanhol;
- Tarde Artística (1.º e 2.º anos):Plástica,Musical/ Instrumento Clássicoe Dramática);
- Tarde Projeto (3.º e 4.º anos): Xadrez, Música/Orquestra; Teatro; Plástica (CLIL);
- Natação;
- Xadrez;
- Pensamento Crítico
- Ciências da Computação
- Lanches;
- Tempo letivo:
- 1.º ano - 9h00 às 16h50
- 2.º ano - 8h45 às 17ho0
- 3.º ano - 8h40 às 16h55
- 4.º ano - 8h30 às 16h45
- Transporte para visitas de estudo e atividades realizadas no exterior
(Ex: Educação Física e Natação).
A mensalidade não inclui:
- Alimentação (almoço)
- Atividades opcionais
- Serviços técnicos de apoio especializado, terapias e outros recursos exigidos por casos particulares.