Ensino Secundário

O ano letivo 2017/18 constitui-se como mais um marco na vida do Colégio Efanor. Chegou o momento iniciarmos o Ensino Secundário pela abertura, pela primeira vez, do 10º ano. Nos anos letivos seguintes, abrirão os restantes níveis desta valência ficando assim concretizada a sequencialidade entre as mais tenras idades e o final do Ensino Secundário.

As áreas de estudos disponibilizadas são:

• Ciências e Tecnologias
  • Ciências Sócio-Económicas

A matriz organizativa do Ensino Secundário integra as componentes do currículo nacional, tal como definido pelo Ministério de Educação e Ciência, com a unidade letiva definida a setenta minutos. Apresenta-se o reforço da carga horária semanal desde o décimo ano às disciplinas sujeitas a exames nacionais de 11º e 12º anos (Português, Matemática A, Biologia e Geologia, Física e Química A, Economia A, Geografia A) e aulas desdobradas a estas disciplinas, para ainda maior incidência na preparação académica forte dos nossos alunos e preparação para os exames. Na oferta complementar do projeto curricular do Colégio Efanor incluem-se disciplinas de enriquecimento de competências de desenvolvimento pessoal e social dos alunos e a aposta nas línguas inglesa e espanhola. Assim, no 11º ano, apresentam-se as disciplinas semestrais de Cidadania e Criatividade e, no 12º ano, a disciplina anual de inglês, as disciplinas semestrais de Informática / Programação e Programação Neuro-linguística e, para os alunos que assim o pretenderem, a disciplina facultativa de espanhol.

A mancha horária desenvolve-se de segunda a sexta-feira entre as 8h20 e as 17h10, com duas tardes livres para os alunos de Ciências e Tecnologias e três tardes livres para os alunos de Ciências Sócio-económicas.

A mensalidade inclui:

• Componente de currículo nacional, com reforço de carga horária em disciplinas sujeitas a avaliação externa.
  • Oferta complementar: disciplinas semestrais a partir de 11º ano de Cidadania, Criatividade, Informática / Programação e Programação Neuro-linguística; disciplinas anuais de Inglês e frequência facultativa de Espanhol no 12º ano.
  • Visitas de Estudo
  • Mancha horária das 8H20 às 17H10.

A mensalidade não inclui:

• Alimentação (almoço, lanches);
  • Atividades opcionais;
  • Serviços técnicos de apoio especializado, terapias e outros recursos exigidos por casos particulares;
  • Tempo de interrupções letivas (férias de natal, páscoa e verão).

Matriz Curricular do Ensino Secundário