À conversa com...Prof. Doutor Helder Maiato

No próximo dia 12 de março, pelas 15h00, no auditório do Colégio Efanor, iremos receber o Prof. Doutor Helder Maiato, no âmbito das palestras de divulgação científica, previstas no Plano Anual de Atividades "À conversa com...". 

Helder Maiato é licenciado em Bioquímica e doutorado em Ciências Biomédicas pela Universidade do Porto. Fez parte do 6º Programa Gulbenkian de Doutoramento em Biologia e Medicina, que o levou até à Universidade de Edimburgo (Reino Unido) como aluno de doutoramento visitante. Foi Investigador Afiliado Pós-doutorado no Departamento de Saúde do Estado de Nova York (EUA). Atualmente, é um dos Coordenadores do Programa Integrativo em Cancro e Investigador Coordenador no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) no Porto, onde dirige o laboratório de Dinâmica e Instabilidade Cromossómica. É também Professor Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto desde 2005. O seu principal interesse de investigação é o controlo espacial e temporal da segregação cromossómica durante a divisão celular, com reconhecidas contribuições sobre os mecanismos moleculares subjacentes à mitose. É investigador responsável pelos projetos Starting e Consolidator do European Research Council (ERC), Programa Human Frontier Science, FLAD Lifescience 2020, entre outros. Deu seminários/palestras, como convidado, em mais de 20 países e escreveu cerca de 100 publicações científicas. É regularmente revisor para as mais prestigiosas revistas científicas e agências de financiamento em todo o mundo e tem exercido várias avaliações externas e funções editoriais ao longo dos anos. Entre 2012-2015 foi Conselheiro Nacional de Ciência e Tecnologia do Primeiro Ministro Português. Em 2015, foi agraciado com o Young Investigator Award da Louis-Jeantet Foundation (entre os beneficiários de ERC Starting Grants em toda a Europa) e foi eleito membro da European Molecular Biology Organization, em 2016. Treinou mais de 40 pessoas, entre investigadores pós-doutorados, estudantes de doutoramento e mestrado, muitos dos quais estabeleceram já os seus próprios laboratórios independentes ou se encontram a desenvolver investigação na indústria. É casado com a psicóloga infantil Marta Araújo e pai de dois filhos. Em 2015, Helder e Marta fundaram a Yscience (www.yscience.pt), uma iniciativa privada sem fins lucrativos que reúne cientistas para promover a educação científica em crianças.  

Esta palestra, "Crescimento e Renovação Celular", surge no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Biologia e Geologia, tendo como público-alvo os alunos do 9º, 10º e 11º anos, e apresentando como objetivos a sensibilização para a importância do aprofundamento do conhecimento científico da mitose e da aplicação do conhecimento da mitose no estudo de doenças oncológicas e na saúde.