Educar na delicadeza

Colégio Efanor Colégio Efanor

  

Num mundo que corre apressado e permanentemente condicionado por agendas e compromissos, de grandes e de pequenos, que lugar reservamos para estar com calma e em cumplicidade com os nossos filhos? Que tempo temos para os olhar nos olhos e para usufruir da sua companhia sem pressas, para brincar ao faz de conta ou para os ouvir falar das suas inquietações, desejos e ansiedades?  Para lhes ensinarmos pequenas coisas e para aprendermos muito com eles?

 

Este post versa sobre o "Educar na delicadeza” e inspira-se na história "As palavras cor de rosa” que poderão procurar na internet e que nos fala sobre o poder destas palavras, por oposição às palavras cinzentas.

Como se diz na história, as palavras cor-de-rosa não são caras e trazem muitos benefícios para todos!  

 

Bom dia! Posso ajudá-lo? 

Se faz favor…  Muito obrigada!

Se não se importa,… Desculpe, não fiz de propósito.

Gosto de ti!   És tão importante para mim!

Queres brincar comigo? És muito meu amigo!

Estes são exemplos de expressões que demonstram respeito, apreço e atenção pelos outros.

 

E se houvesse lojas especializadas em palavras cor de rosa? Não seria o mundo melhor, mais delicado e bem mais simpático?

Para além das palavras, comportamentos como: abrir a porta e deixar passar quem também quer passar; oferecer o nosso lugar aos mais velhos; ajudar alguém a atravessar a rua, …

Acreditem que nada disto está fora de moda, bem pelo contrário! 

 

Ser sensível aos outros e às circunstâncias. A boa educação e a delicadeza não ocupam espaço e, de pequenino, pode-se aprender a usar estas palavras agradáveis e a desenvolver comportamentos de cortesia e de atenção para com os outros.

 

Como já perceberam, não estamos a falar de saberes curriculares e formais mas antes de educação informal, que gera aprendizagem permanente e que fica para sempre interiorizada.

 

E se não soubermos como começar, que tal darmos o exemplo? Mais do que com as nossas palavras, as crianças aprendem por imitação dos comportamentos dos adultos e, lá está, "children see, children do”.  Para nós, adultos, estas atitudes e comportamentos têm de ser naturais e autênticos… Não se preocupem, nunca é tarde demais! Têm oportunidade, a qualquer momento e em qualquer lugar, de ensinar aos vossos filhos e às vossas filhas excelentes ferramentas para que as suas interações com os outros sejam positivas e para que sejam capazes de criar boas relações sociais. E, perante a presença dos comportamentos adequados, reforçar positivamente para que continuem a manifestar-se e a consolidar-se.

 

Se pensassemos nos outros antes de pensar em nós próprios e se distribuíssemos um pouco da nossa atenção e delicadeza a quem nos rodeia, que maravilha isso seria!

Abrir a porta dos nossos corações, faz quebrar barreiras e faz-nos mais felizes e mais saudáveis.

 

E, A PROPÓSITO DE PALAVRAS COR DE ROSA, APROVEITEM CADA DIA COM PRAZER E ENSINEM OS VOSSOS FILHOS A FAZÊ-LO TAMBÉM!